Como alugar um barco – Tudo que você precisa saber

Como responsável aqui do site EuNavego, recebo muitas consultas de pessoas interessadas em alugar um barco. De fato as dúvidas são as mais diversas possíveis e por isso resolvi usar minha experiência na locação de barcos para ajudar esse público.

Propósito

A primeira coisa que a pessoa deve ter em mente é o propósito do seu passeio. Desse modo você vai definir se o aluguel do barco será um simples passeio com a família ou amigos, um charter com pernoite para casal, uma velejada ou até mesmo uma pescaria. Em outras palavras, esta informação é fundamental para a escolha do barco correto.

Definido o propósito, é hora de escolher um barco para alugar. Lanchas tem valor de aluguel mais caro, mas são mais rápidas e por isso dão maior versatilidade ao roteiro do passeio. Assim são ideais para festas a bordo com grupos maiores. Por outro lado, veleiros são melhores para relaxar e passar mais tempo a bordo. De fato são barcos mais lentos mas têm uma autonomia maior, mais conforto para estadias mais longas e ainda tem um custo menor ao cliente.

Segurança

Se quando alugamos um imóvel para passar uns dias a questão da segurança é importante, certamente devemos pensar nisso também ao alugar um barco. Mas não há muito segredo.

Verifique a reputação do barco e do comandante nas redes sociais e no Google. Confirme com o comandante que a lotação do barco comporta o seu grupo e que haja coletes salva-vidas suficientes – peça para ver o documento do barco e os coletes. No embarque verifique as condições do barco, sobretudo se ele está tão bem cuidado como nas fotos do anúncio.

Verifique ainda na véspera do passeio se as condições climáticas estarão de acordo como o esperado. Ainda que o próprio comandante tenha o dever de cancelar o passeio em caso de tempo ruim, por certo é prudente verificar a previsão por si mesmo.

Por fim, na questão da segurança, tome cuidado para alugar barcos em épocas de altíssima temporada e em feriados prolongados. Nessas datas os barcos que tem boa reputação costumam ficar com a agenda esgotada e assim acabam aparecendo no mercado barcos que não estão habituados a realizar passeios. Por isso, sempre que possível, tente alugar um barco com uma boa antecedência.

Cancelamento de aluguel de barco

Uma das dúvidas mais frequentes para quem quer alugar um barco é com relação ao cancelamento da reserva. De fato, é algo com que todos devem estar atentos pois o clima ou algum imprevisto podem nos pegar de surpresa.

Tenha certeza que, em caso de clima ruim que impeça a realização do passeio, o valor do sinal do aluguel do barco será reembolsado. Esta é uma situação que desagrada a todos mas que faz parte do negócio de quem vive de aluguel de barco. Se houver a possibilidade, você pode também optar por adiar o passeio. Você pode consultar a previsão do tempo e as condições do mar gratuitamente neste excelente site: windguru.

Além do clima, imprevistos também acontecem tanto com os hóspedes quanto com o comandante e com o barco. Veja qual a carência em dias para ter o sinal do aluguel de barco reembolsado no caso de desistência sua. E entenda que o comandante também pode cancelar o passeio a qualquer momento por conta de alguma pane mecânica na embarcação ou mesmo por algum problema pessoal.

Roteiro e afins

Por último, pergunte ao comandante sobre o roteiro, a duração do passeio e o que está incluído no valor. Alguns comandantes já incluem o combustível no valor anunciado, outros cobram por milha náutica navegada. Alguns também incluem no valor as bebidas e a alimentação a bordo.

Quanto ao roteiro em si, evite propor alterações na programação sugerida pelo comandante. De fato procure entender que ele realiza o roteiro no dia-a-dia e conhece mais do que ninguém o que é melhor para os seus hóspedes – afinal, ele vive das boas avaliações destes.

Alugar um barco no EuNavego

Agora que você já tem um boa noção de como escolher seu passeio, aqui vão algumas opções para você ter uma ótima experiência a bordo:

Passeio de 5h com churrasco a bordo de veleiro

Passeio do pôr do sol em veleiro

Dois dias e um pernoite a bordo de veleiro

Clínica de vela em catamarã

Sobre o autor

Sou velejador há mais de 10 anos. Durante cerca de 25 anos trabalhei na área de TI no mercado financeiro até que decido desacelerar e ganhar a vida com o que realmente me faz feliz – a vida no mar. Filho e netos de pescador caiçara, sou Mestre Amador licenciado pela Marinha do Brasil. A minha maior façanha foi ser o comandante da incrível viagem inaugural do veleiro Adhara desde São Luís do Maranhão até Santos. Essa travessia durou 40 dias percorrendo mais de 2.300 milhas náuticas (cerca de 4.000km). Esta aventura rendeu o livro "Adhara Navegando de São Luis a Santos" que pode ser adquirido impresso ou digital no Amazon.

Comentar